Em Praticas Educativa na Creche, com a professora Andréa Coelho conhecemos um pouco de como surgiu à creche no Brasil. Entre 1900 e 1930 os operários brasileiros passaram a protestar contra situações precárias na vida no trabalho. Os empresários procurando enfraquecer o movimento começaram a conceder creches e escolas maternais para os filhos dos operários. As grandes cidades não dispunham de infra-estrutura urbana suficiente em termos de saneamento básico, moradia, etc. A creche passou a ser defendido por sanitaristas preocupados com as condições de vida da população operária.
Em 1922, o Estado organizou o 1º congresso Brasileiro de Proteção a infância. As conclusões foram que a creche tem a finalidade:
Combater a pobreza e a mortalidade infantil e atender os filhos das trabalhadoras, mas com a prática que reforça o lugar da família, da mulher no lar e com os filhos.
Em 1940, chegaram as creches, os discursos pedagógicos que procuravam demonstrar que a relação afetiva mãe-filho, em determinado momento da infância, tornava-se irreversível.
Na década de 80 houve um avanço considerável com relação a Educação Infantil.
A constituição de 1988 definiu a creche e a pré-escola como direito e dever do estado em oferecer esse serviço.
Ambiente na creche
A sala da creche deve ser limpa, arejada e temperatura agradável. O chão preferencialmente deverá ser material fácil de limpar e agradável ao tato, porque bebês passam muito tempo brincando no chão.
Aprendemos muitas coisas interessantes com a professora Andréa Coelho. Tem um amplo conhecimento sobre crianças e ambiente escolar.
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